O ganho bestial dos bancos (Valdo Cruz)
da Folha Online
Depois da pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, eles decidiram diminuir suas taxas. A queda, contudo, foi pequena e está longe de ser a desejada pelo Palácio do Planalto.
As informações são de Valdo Cruz, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.
"Lula e seus ministros querem uma forte redução na parcela que os bancos ganham --e ganham muito-- para fazer empréstimos às empresas e pessoas físicas. Dentro do Planalto, esse é ganho é chamado de bestial: o ganho bestial dos bancos", explica.
O colunista diz que mesmo depois da tímida redução feita pelos bancos, a ordem no Planalto é transformar o tema na "grande batalha" de 2009, em nome de baratear o custo de empréstimos para estimular as empresas a investirem e as pessoas a consumirem.
"É a fórmula do presidente Lula para tentar evitar que a economia caia muito no próximo ano. Tem ministro de Lula falando inclusive numa cruzada contra este tipo de ganho", relata.
Segundo Cruz, há anos o assunto é comentado em Brasília e até hoje nada aconteceu. "Vamos esperar para conferir se desta vez as coisas mudam um pouquinho. Porque não bastava a taxa Selic do Banco Central de 13,75% ao ano, a cobrada pelos bancos é muito maior, tornando para algumas empresas a obtenção de empréstimos um verdadeiro suicídio", afirma o jornalista.
Quer ser avisado dos podcasts de Valdo Cruz? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial