quinta-feira, 30 de abril de 2009

Juro brasileiro cai de 1º para 3º do mundo (Manchete do Jornal do Brasil

Jornal do Brasil


BC reduz 1 ponto da Selic, e taxa continua uma das mais altas do planeta

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central seguiu o roteiro previsto pelo mercado e reduziu a Selic em 1 ponto percentual - de 11,25% para 10,25% ao ano. Em termos nominais, é o menor nível da série histórica, iniciada em 1996, da taxa básica de juros no país. Com o corte, o país deixa de ser o campeão mundia1 dos juros altos, mas continua com uma das maiores taxas do planeta: índice real (descontada a inflação) de 5,8%, atrás da China (6,6%) e da Hungria (6,4%). Nas grandes economias mundiais, a crise já derrubou os juros para patamares próximos de zero. A decisão do Copom desagradou a a empresários e sindicalistas, que esperavam o mesmo ritmo de queda das duas últimas reuniões, quando os diretores do BC promoveram corte de 1,5 ponto percentual. (págs. 1 e Economia A17)



Correio Braziliense

Nunca antes… Brasil tem menor juro da história
O Banco Central reduziu ontem a taxa básica brasileira de 11,25% para 10,25% ao ano, a menor já registrada. Assim, o país deixou a incômoda posição de campeão mundial dos juros altos — agora experimenta encargos menores que os da China e da Hungria. Novas baixas são esperadas para julho. (págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Juro cai a 10,25%, o menor nível da história do País
O Banco Central (BC) confirmou as expectativas e reduziu a Selic em 1 ponto percentual, para 10,25% ao ano, no menor patamar da história. Com a decisão, o País deixa a incômoda posição de maior juro real do mundo, com a taxa a 5,88%, agora atrás da China, com 6,66%, e da Hungria, com 6,4%.

O corte realizado, o terceiro do ano e inferior à redução de 1,5 ponto em março, deve ser seguido por novas reduções. Ao comunicar a taxa, o BC incluiu no breve texto a expressão “ampliar o processo de distensão monetária”, entendida como sinalizadora de novos cortes. (págs. 1 e B1)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Taxa de juros é a menor que o país já teve
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu em um ponto percentual a taxa básica de juros da economia (Selic), para 10,25% ao ano. É o patamar mais baixo da história. (págs. 1 e 14)

------------------------------------------------------------------------------------

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial